Portal do Governo Brasileiro

OK

28/04/2010
CGU lança nesta terça (4) portais da Copa e dos Jogos Olímpicos

A Controladoria-Geral da União lança, na próxima terça-feira (04), dois portais distintos, dentro do Portal da Transparência, com informações relativas à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, durante o programa radiofônico Bom Dia Ministro, coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido ao vivo por uma cadeia nacional de emissoras de rádio, comandada pela Rádio Nacional.

O objetivo, segundo Hage, é dar ampla transparência às ações do Governo Federal para a realização desses eventos esportivos no País, permitindo o acompanhamento pela sociedade. O lançamento acontecerá na CGU, durante reunião do Conselho Nacional de Transparência Pública e Combate a Corrupção.

A administração dos portais, intitulados “Copa 2014” e “Jogos Rio 2016”, ficará a cargo da CGU, com informações fornecidas por todos os órgãos e ministérios envolvidos. Neles, os cidadãos terão informações detalhadas e regularmente atualizadas sobre os investimentos feitos para a realização dos dois eventos, tais como: programa e ação governamental, fonte de recursos, órgãos executores, cronogramas, editais, convênios, operações de crédito realizadas por instituições financeiras oficiais de fomento, e fotografias, entre outros.

Quando o empreendimento estiver a cargo de entidades privadas mas for financiado por instituições financeiras oficiais de fomento, os portais trarão informações sobre a operação de crédito, tais como tomador e beneficiário, fontes de recursos, cronogramas de desembolso e de pagamento, vencimento, valor, garantias do contrato e da operação, situação da operação e, quando couber, sobre o empreendimento e seu acompanhamento.

Os dois portais irão ao ar, inicialmente, com informações do Dossiê da Candidatura (no caso dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos) e da Matriz de Responsabilidades (no caso da Copa do Mundo), além dos respectivos cronogramas de ações e previsões de investimentos nas diversas áreas, como construção e modernização de estádios, transporte (mobilidade urbana, portos, aeroportos), segurança etc. À medida que forem sendo feitas as licitações, assinados os contratos e liberados os recursos para as obras e outras ações, as informações vão sendo incluídas e permanentemente atualizadas.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível