Portal do Governo Brasileiro
Portal da Transparência

Olimpíadas 2016 - Transparência em 1º lugar

A CGU nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O site Jogos Rio 2016 - Transparência em 1.º lugar é uma iniciativa do Poder Executivo Federal, promovida por meio da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo do portal é facilitar o controle social dos recursos públicos que serão investidos na preparação e na execução dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Aqui é possível saber a previsão de investimentos para os jogos e quais as fontes de tais recursos. O dinheiro para as olimpíadas pode vir da iniciativa privada ou dos governos estadual e federal, assim como da prefeitura municipal do Rio de Janeiro. O portal disponibiliza ainda as datas de início e término de cada uma das obras. Também o projeto de orçamento dos Jogos e o dossiê da candidatura vitoriosa Rio 2016, além de informações específicas sobre os jogos paraolímpicos.

Sempre que uma cidade ganha o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o COI permite que o projeto apresentado na candidatura (Dossiê) seja revisado, o que pode implicar em consequente redefinição de responsabilidades, cronograma, financiamentos etc. Desde 2009, quando o Dossiê foi apresentado, os projetos tiveram alterações de diversas naturezas. Algumas modificações foram solicitadas pelo Comitê Olímpico Internacional (inclusão do golfe e do rúgbi) e outras, pelo Comitê Rio 2016 ou pelos entes governamentais. Tais alterações são refletidas na Matriz de Responsabilidades dos Jogos Rio 2016. Aqui no site as atualizações da Matriz de Responsabilidade poderão ser acompanhadas.

A CGU irá acompanhar aquelas despesas custeadas com recursos Federais. Neste sentido, na medida em que novos investimentos forem definidos, as informações relativas a eles também serão publicadas neste site. Tudo para que você ajude no controle dos gastos públicos nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.