Portal do Governo Brasileiro
Portal da Transparência

Olimpíadas 2016 - Transparência em 1º lugar

A CGU nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O site Jogos Rio 2016 - Transparência em 1.º lugar é uma iniciativa do Poder Executivo Federal, viabilizada por meio da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo do portal é facilitar o controle social dos recursos públicos que serão investidos na preparação e na execução dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

Aqui é possível saber a previsão de investimentos para os jogos e quais as fontes de tais recursos. O dinheiro para as olimpíadas pode vir da iniciativa privada ou dos governos estadual e federal, assim como da prefeitura municipal do Rio de Janeiro. O portal disponibiliza ainda as datas de início e término de cada uma das obras. Também o projeto de orçamento dos Jogos e o dossiê da candidatura vitoriosa Rio 2016, além de informações específicas sobre os jogos paraolímpicos.

O projeto olímpico, apresentado no Dossiê de Candidatura Rio 2016, está passando neste momento por uma revisão por parte do COJO e dos governos federal, estadual e prefeitura municipal, conforme definição conjunta com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Sempre que uma cidade ganha o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o COI permite que o projeto apresentado na candidatura seja revisado, o que pode implicar em consequente redefinição de responsabilidades, cronograma, financiamentos etc.

A CGU irá acompanhar aquelas despesas custeadas com recursos Federais. Neste sentido, na medida em que novos investimentos forem definidos, as informações relativas a eles também serão publicadas neste site. Tudo para que você ajude no controle dos gastos públicos nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.