Portal do Governo Brasileiro

OK

15/12/2004
Ouvidoria-Geral da União realiza II Fórum Nacional de Ouvidorias Públicas

A Ouvidoria-Geral da União, vinculada à Controladoria-Geral da União, realiza nas próximas quarta e quinta-feiras (15 e 16), o II Fórum Nacional de Ouvidorias Públicas, com objetivo de promover uma ampla discussão sobre o setor. O evento acontece das 9 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O fórum contará com as participações do ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, da Ouvidora-Geral da União, Eliana Pinto, além de autoridades políticas como o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, senadores, deputados, ouvidores de todo o país, representantes da administração pública e da sociedade civil organizada.

Depois de um ano marcado por quatro encontros regionais, o II Fórum vem reforçar a construção das bases de uma cultura nacional de ouvidorias. Para isso, serão feitos um balanço das ações de 2004 e um plano de metas para 2005, de forma a unificar os trabalhos e organizar um Sistema Nacional de Ouvidorias Públicas.

Para a Ouvidora-Geral da União, Eliana Pinto, o II Fórum Nacional de Ouvidorias Públicas é um espaço de transformação social. "Diante de uma realidade assolada pelo processo de exclusão, a ouvidoria pública brasileira ganha cada vez mais importância como canal de inclusão social". Segundo Eliana, "só no âmbito federal, o número de ouvidorias públicas passou de 41, em 2002, para 110, em 2004". Durante a noite do dia 15 de dezembro haverá uma atividade cultural, promovida em parceria com o Ministério da Cultura.


voltar para o menu acessível