Portal do Governo Brasileiro

OK

05/12/2008
UNODC premia prevenção e combate á corrupção

Entrega de prêmios será no Dia Internacional de Combate a Corrupção no Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil e Cone Sul premiará iniciativas de prevenção e combate a corrupção. A entrega dos prêmios será durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção no Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), localizado na Av. W5, SGAS 902, Bloco C. A cerimônia será realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e terá início às 14h30. A premiação está prevista para ter início às 16h.

O Prêmio UNODC é dado a indivíduos e instituições que tenham contribuído significativamente com um dos temas do mandato do UNODC no Brasil e Cone Sul: combate à corrupção e boa governança, tráfico de pessoas, segurança pública, prevenção às drogas, HIV e Justiça Criminal.

Portal da Transparência – O prêmio será entregue ainda ao Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) por ter sido apresentado como exemplo de Boa Prática de governança durante a II Conferência dos Estados-Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC, na sigla em inglês), em janeiro de 2008 em Bali.

O tema corrupção na novela - O autor João Emanuel Carneiro, os atores Milton Gonçalves e Carmo dalla Vechia e a Rede Globo serão premiados pela inserção do tema corrupção na novela A Favorita. Na trama, o personagem Zé Bob (Carmo dalla Vecchia) denuncia através do jornal onde trabalha esquemas de corrupção arquitetados pelo deputado Romildo Rosa (Milton Gonçalves). Milton Gonçalves e Carmo dalla Vechia virão a Brasília receber o Prêmio. O autor João Emanuel Carneiro e o Gerente de Projetos Sociais da TV Globo , Flávio Oliveira serão representados pela Gerente de Comunicação da Central Globo de Comunicação de Brasília, Arlete Milhomem.

Na Mídia – Os veículos de comunicação Revista Época e Diários Associados, por meio dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense , também serão premiados pelo trabalho de conscientização pública sobre prevenção e combate à corrupção. Ambos produziram matérias especiais sobre o tema. A Revista Época publicou o especial Época Debate, sendo a primeira edição foi sobre corrupção. Os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense serão premiados pelo conjunto da obra.

Sociedade Civil Organizada – A associação Contas Abertas receberá o Prêmio UNODC pela valiosa contribuição em divulgar e comentar a execução orçamentária da União, contribuindo para o aprimoramento da qualidade e da legalidade dos dispêndios públicos.

Esforço Individual – Será premiado também o esforço individual da Srª. Dulce Hulf Bais, que durante o mandato como presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), denunciou um esquema de corrupção que colocou na cadeia 16 pessoas.

Mobilização Social – A campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Estado e da União (CNPG), será premiada pelo excelente trabalho de conscientização pública sobre prevenção e combate a corrupção.

O Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado todo ano no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Em 9 dezembro de 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrou em vigor no dia 14 de dezembro de 2005.

Veja sobre o Dia Mundial de Combate à Corrupção e saiba mais sobre o tema: www.unodc.org.br.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível