Portal do Governo Brasileiro

OK

30/09/2014
Nota à Imprensa

CGU esclarece matéria publicada no site Diário do Poder, na última segunda-feira (29)

Em relação ao texto publicado no site Diário do Poder nesta segunda-feira (29/09) sob o título “Eleição interrompeu a transparência no governo”, a Controladoria-Geral da União (CGU) esclarece que:

1. Não é verdade afirmar que os dados do Portal da Transparência estão desatualizados. O Portal traz um detalhamento diário sobre os atos praticados pelo Poder Executivo Federal no decorrer da execução das suas despesas. Ao acessar essa consulta (que está em dia), é possível saber os detalhes de todas as despesas executadas pelo Governo Federal até o dia anterior à consulta (no caso, até o dia 29 de setembro). Além da consulta diária, o Portal também permite um segundo tipo de consulta que, por sua vez, traz informações atualizadas mensalmente. Neste caso, os dados também estão conforme o esperado, atualizados com informações de julho de 2014. A atualização desses dados no Portal ocorre sempre em função do envio das informações pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que o faz até o 15º dia do mês subsequente ao fechamento da execução financeira. Após receber os arquivos, a área técnica da CGU precisa de mais alguns dias para processamento, carga e homologação. Neste momento, os dados relativos ao mês de agosto estão nessa fase de tratamento, e a previsão é de que eles estejam disponíveis para consulta no Portal no início de outubro. Ou seja, o processo de atualização das informações está em dia e de acordo com o fluxo normal de operação.

2. Em relação aos dados específicos do Programa Bolsa Família, eles estão atualizados com informações de maio de 2014. A publicação dos dados relativos ao Bolsa Família ocorre sempre em função do envio das informações pela Caixa Econômica Federal (CEF). A última atualização deveria ser referente a julho de 2014, pois segue a mesma sistemática dos dados enviados pela STN. No entanto, devido ao reajuste do valor do benefício, no mês de maio, houve alteração na estrutura dos arquivos recebidos relativos aos meses seguintes, que precisaram voltar à CEF para ajustes técnicos (repita-se: o que ocorreu foi uma alteração na estrutura dos arquivos e não erro de dados, como está registrado, de forma incorreta, no texto do Diário do Poder). Os dados referentes aos meses de junho e julho, no novo formato, já foram recebidos pela CGU e também estão sendo processados para publicação. A previsão é de que estejam disponíveis para consulta no Portal da Transparência na primeira quinzena de outubro.

3. Os esclarecimentos descritos nos itens 1 e 2 dessa nota foram enviados à equipe do site Diário do Poder, na última sexta-feira (26/09), que, por mais uma vez, ignorou completamente a resposta que lhe foi fornecida. Não é a primeira e nem a segunda vez que essa coluna (que insiste, não sabemos por qual razão, em criticar sistematicamente a CGU) age desse jeito, desconsiderando e distorcendo as informações prestadas pelo órgão. Trata-se de um caso grave de jornalismo leviano, sem qualquer compromisso com a verdade, e por isso mesmo, cada vez menos digno de credibilidade.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível