Portal do Governo Brasileiro

OK

03/12/2007
Portal da Transparência é premiado mais uma vez, agora pela ENAP

O Portal da Transparência, sítio criado e mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU) na internet, é uma das iniciativas vencedoras do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal , promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio da Embaixada da França e da Cooperação Espanhola.

O concurso, que já está na 12ª edição, foi criado em 1996, com o objetivo de estimular a implementação de soluções inovadoras que sirvam de inspiração ou referência para outras iniciativas e que colaborem para o avanço da capacidade de governo, além de valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa e preventiva em suas atividades.

Além do Portal da Transparência, outras nove iniciativas serão premiadas. A escolha das finalistas foi feita após um longo processo de seleção entre 117 projetos inscritos. A classificação só será anunciada no evento de premiação, em março de 2008, quando os responsáveis pelas iniciativas vencedoras farão as apresentações de suas inovações.

Em janeiro de 2008, será editado um livro com as experiências premiadas, bem como atualizado o Banco de Soluções no site Inovação.

No mês passado, o Portal da Transparência foi contemplado com o Prêmio TI & Governo, concedido pela Plano Editorial, empresa responsável por várias publicações voltadas para o setor de tecnologia da informação (TI), como o Informática Hoje e a newsletter TI & Governo.

O Portal da Transparência foi lançado em novembro de 2004 para facilitar o controle social dos gastos públicos. Um dos mais completos sítios do gênero existentes no mundo, ele permite a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

No Portal estão disponíveis dados de todos os recursos federais transferidos a Estados e Municípios; os benefícios repassados diretamente a cidadãos; além dos gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, inclusive os gastos efetuados com cartões de pagamento. A atualização das informações é feita mensalmente.


Assessoria de Comunicação Social
(61) 3412-6740 / 3412-6850 / 3412-7271
imprensacgu@cgu.gov.br
http://www.cgu.gov.br



voltar para o menu acessível