Portal do Governo Brasileiro

OK

07/11/2012
IACC: Hage defende troca de experiências contra corrupção na abertura da 15ª IACC

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, disse, nesta quarta-feira (07), em Brasília, durante a abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, sigla em inglês), que esta será uma excelente oportunidade para o intercâmbio de experiências na prevenção da corrupção. Segundo ele, todos os 135 países participantes têm muito a contribuir e a aprender ao longo dos quatro dias do evento, realizado pela Transparência Internacional, organização não governamental especializada em estudos sobre corrupção administrativa, em parceria com a CGU.

Hage elogiou a escolha do tema da conferência (“Mobilizando pessoas e conectando agentes de mudança”), ressaltando que ele reflete uma das grandes tendências globais no enfrentamento da corrupção: “a adoção de iniciativas que se desenvolvem por meio de parcerias, em um ambiente de colaboração entre os diversos atores interessados”, citando os governos, a sociedade civil, o setor privado, a academia, a imprensa e o cidadão comum, “que é, afinal, o destinatário de todo esse esforço”.

Dilma Rousseff

A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, para quem o discurso anticorrupção não deve se confundir com o discurso antipolítica ou antiestado. Segundo ela, os esforços contra a corrupção devem valorizar a política, a esfera pública, a ética e o conflito democrático entre projetos, além de reconhecer o papel do Estado como instrumento importante para o desenvolvimento, a transparência e a participação política.

Dilma disse que a prevenção e o combate à corrupção são, hoje, práticas de Estado no Brasil. “O nosso Governo oferece amplo respaldo aos órgãos de controle na fiscalização, investigação e punição da corrupção e de todos os malfeitos”, afirmou, ressaltando que a democracia brasileira conta com instrumentos sólidos, como a CGU, os tribunais de contas, um Ministério Público independente, uma Polícia Federal atuante e uma imprensa livre. A presidenta destacou também a adoção de medidas que facilitam o controle social dos gastos públicos, como o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação.

IACC

Realizada a cada dois anos, a IACC é considerada o mais importante evento dedicado ao debate e à troca de experiências sobre prevenção e combate à anticorrupção. A última edição do evento ocorreu em Bancoc, na Tailândia. No Brasil, a organização da IAAC conta com o apoio da Amarribo (organização não governamental que representa a Transparência Internacional no país) e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Clique e veja a programação da conferência.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível