Portal do Governo Brasileiro

OK

08/12/2006
CGU promove eventos de mobilização para o controle social em todos os Estados

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), promoverá em todos os Estados brasileiros ações de mobilização para o controle social em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, 9 de Dezembro. A idéia é aproveitar a celebração da data para, na segunda-feira (11/12), qualificar membros dos conselhos municipais de controle social e incentivar a participação ativa do cidadão no acompanhamento e na fiscalização do uso do dinheiro público por parte dos governantes.

Membros dos conselhos de controle social, que acompanham nos municípios as ações e os resultados do programas federais, e líderes comunitários locais receberam convite para participar de ações de sensibilização, mobilização e qualificação de atores sociais em nome do zelo permanente e da correta aplicação dos recursos públicos. Os eventos contarão ainda com a participação de representantes do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos Estaduais, do Departamento de Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União.

A conscientização e a mobilização sociais são importantes para potencializar os resultados do trabalho da CGU. A participação do cidadão ao longo das etapas do processo de decisão, nos diferentes níveis de governo, resulta em maior cuidado na aplicação do recurso público e, conseqüentemente, em efetivo retorno para o contribuinte. Para o ministro Jorge Hage, chefe da CGU, “somente o controle institucional, por mais bem aparelhado que esteja, nunca será suficiente.” Segundo ele, é muito mais difícil tratar o desvio, a corrupção e a ineficiência após terem acontecido. “É muito importante a complementação do esforço da Controladoria com a participação da população”, afirma Hage.

A CGU desenvolve trabalhos com foco no fomento do controle social e na qualificação de agentes públicos para o bom uso das verbas públicas. Exemplos disso são o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, que já realizou 37 eventos de educação presencial em 25 Estados brasileiros, atingindo 284 municípios e envolvendo 1.675 conselheiros e 1.550 lideranças municipais; e também o Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal, que promove ações para orientar os gestores sobre correta aplicação de recursos públicos federais.



voltar para o menu acessível