Portal do Governo Brasileiro

OK

29/09/2011
CGU apresenta no Senado estratégias para acompanhar obras da Copa

O secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Agapito, participou nesta quinta-feira (29), no Senado Federal, da terceira audiência pública do Seminário "Primeira Avaliação Parlamentar da Copa do Mundo de 2014", promovido pela Comissão de Educação do órgão. O debate serviu para discutir "Estratégia e Planejamento" do evento esportivo.

Valdir Agapito fez uma apresentação sobre as duas principais estratégias de atuação da Controladoria no acompanhamento das obras da Copa. A primeira delas, a da transparência como instrumento de controle, tem como aliada a página "Copa 2014 - Transparência em 1º Lugar", que, segundo o secretário, expõe todos os projetos do evento em relação à sua execução e aos recursos federais empregados para a sua realização. O secretário também ressaltou a importância da Câmara de Transparência, criada para a troca de experiências entre as cidades-sede.

“Um evento como a Copa do Mundo exige transparência, tema que já é um apelo nacional. Todo mundo tem interesse no assunto, tanto é que as consultas ao site da Copa já chegaram a quase 50 mil”, ressaltou o secretário.

Segundo Valdir Agapito, a outra linha de atuação da CGU em relação às obras da Copa está relacionada às auditorias e às orientações dos gestores. “Nós estamos realizando visitas mensais às arenas, em parceria como Ministério do Esporte, com o objetivo de verificar se está havendo dificuldade para a execução das obras”, informou aos senadores, o dirigente da Controladoria.

Participam ainda da audiência na Comissão de Educação do Senado, o secretário-adjunto de Planejamento e Procedimento do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Luiz Souza da Eira; e o coordenador do Grupo de Trabalho Copa do Mundo FIFA 2014 da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), Athayde Ribeiro Costa; entre outras autoridades e representantes do governo.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível