Portal do Governo Brasileiro

OK

11/04/2011
Consocial é apresentada a estudantes de Ciências Políticas da UnB

Os alunos da disciplina Teoria e Análise Crítica da Corrupção, do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) foram apresentados à 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - Consocial nesta sexta-feira (08), pela Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira. A oportunidade de despertar a atenção da academia para a 1ª Consocial surgiu com o convite do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (Ceam) para debate entre estudantes, representantes da sociedade civil e governo sobre o tema: Transparência e Combate à Corrupção.

A representante da CGU, além de apresentar as ações de transparência do Governo Federal, apresentou os objetivos da Conferência e os quatro eixos temáticos norteadores dos debates, além de convidar os alunos da universidade para participarem do processo conferencial. “A academia tem um papel importantíssimo na 1ª Consocial. Proponho que seja organizado, no âmbito dessa disciplina, uma conferência livre, ou que participem das conferências virtuais ou, ainda, de programas e atividades, conforme previsto no Regimento da Conferência. Estas são etapas preparatórias da etapa nacional da 1ª Consocial, além das etapas municipais, regionais e estaduais”, disse a Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU.

Para o diretor do Ceam, Ricardo Caldas, a participação da academia e das ONGs será fundamental para conferir ao debate um embasamento especializado no tema e também para convocar a participação da sociedade para o processo. “Acredito que o chamamento para a Conferência ainda não tenha chegado de fato à academia, que deverá ser convidada de forma diferenciada porque já produz discursos especializados sobre a temática a ser debatida. Mas, sem dúvida, nós e as ONGs somos a ponte para atingir a sociedade como um todo”, afirmou Ricardo Caldas.

Participaram do debate com os alunos, além da diretora da CGU, os professores Ricardo Caldas e Julie Schmed – diretor e a vice-diretora do Ceam, respectivamente –, o representante da Associação da Transparência Municipal, Paulo Sérgio, e o representante da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco.

Mais informações sobre a reunião, além de fotos do evento, já estão disponíveis no site da 1ª Consocial (www.cgu.gov.br/consocial).

Fotos do evento:

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível