Portal do Governo Brasileiro

OK

12/11/2010
Brasil será sede da próxima Conferência Internacional Anticorrupção

Representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) participam nesta semana, em Bangcoc, na Tailândia, da 14ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), promovida pela Transparência Internacional, com o objetivo de analisar as conseqüências da corrupção para a boa governança e para as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais, que definem e garantem um futuro sustentável para todos.

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, convidado de honra do evento, apresentará, durante a Conferência, os avanços alcançados pelo Brasil nos últimos anos na luta contra a corrupção, com destaque para as ações de incremento da transparência pública. Hage anunciará que o Brasil, aceitando convite feito pela Transparência Internacional, será o país sede da 15ª IACC, a ser realizada em 2012.

Em Bangcoc, líderes e especialistas de todo o mundo estarão discutindo temas e propondo soluções para quatro grandes desafios globais: o restabelecimento da confiança para a paz e a segurança; a promoção da transparência e da accountabilitty nos mercados energéticos e de recursos naturais; a governabilidade em matéria climática para assegurar um compromisso coletivo; e o fortalecimento da ação global para promoção da responsabilidade corporativa.

A diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, participará de dois workshops na Conferência: um em que discutirá, na condição de presidente do Comitê de Peritos do Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Mesicic), os desafios para a implementação, pelos estados parte, dos dispositivos contidos na convenção, e outro em que apresentará a experiência da CGU no fortalecimento da responsabilidade corporativa para a promoção da ética e da integridade.

A IACC acontece a cada dois anos e se constitui hoje no principal fórum mundial sobre o assunto, reunindo, em média, 1,5 mil pessoas, de 135 países, entre chefes de estado, representantes de governos, sociedade civil, acadêmicos, jornalistas e setor privado, com o objetivo de discutir planos e estratégias para a prevenção e o combate a corrupção, tanto em nível global, quanto nacional e local. A Conferência também tem fomentado o intercâmbio global de experiências e metodologias para controlar a corrupção e proporcionado a cooperação internacional entre governos, empresas e cidadãos de todas as partes do mundo.

Informações mais detalhadas sobre a IACC podem ser obtidas em: www.iacconference.org

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível